segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Idiomas

O português e o espanhol são as línguas mais faladas na América do Sul, região geográfica que é parte da grande região cultural, chamada América Latina.

O português é a língua oficial do Brasil,que possui quase o 50% da população sul-americana. O espanhol é a língua oficial da maioria dos países do continente. Também há a presença de outras línguas, como o holandês (língua oficial do Suriname), o inglês (língua oficial da Guiana), o francês (língua oficial da Guiana Francesa e outras línguas, como alguns dialetos indígenas.[

As línguas indígenas da América do Sul incluem o quíchua, no Equador, Peru e Bolívia; guarani no Paraguai e um pouco na Bolívia; aimará, na Bolívia e Peru; e o Mapudungun é falado em certas regiões do sul do Chile, e mais raramente, na Argentina. No mínimo, três dessas línguas indígenas (quíchua, aimará e guarani) são reconhecidas junto com o espanhol como línguas oficiais em seus países.

6 comentários:

  1. Existe outros fenômenos como o estudo do francês no estado do Amapá e do Inglês em Roraima já que fazem fronteiras com o departamento francês da Guiana Francesa e a Guiana antiga Guiana inglesa.Por se tratar de unidades da federação com menor contingente populacional e distante dos grandes centros existe pouco estudo a respeito deste fenômeno.A globalização e os processos macroeconômicos e a necessidade de integração através de acordos de livre comércio são uma necessidade para o desenvolvimento de nosso país. E a integração através da comunicação fator essencial para isso. Aprender um novo idioma demonstra um quanto uma sociedade é comprometida com isso. A União Europeia é um exemplo disso onde mais de 50% fala inglês, 32% fala alemão, 26% fala francês e 16 e 15 % respectivamente italiano e espanhol. Aqui temos apenas espanhol e português falados por mais de 10% da população com exceção da região de fronteira e locais turísticos os governos e sociedades sul-americanas fracassarão neste objetivo ou não se propuseram a realizar a integração regional que soa bonito no discurso de respeito, valorização da cultura que poderia fomentar a economia e os diversos setores nelas associadas como geração de renda e desenvolvimento sustentável.No balanço da China e Estados Unidos estamos nós sul americanos e em maior amplitude latino americanos."Eu vejo um museu de grandes novidades onde o tempo não para".

    ResponderExcluir